06/04/2009

Ação educativa no MLP



Ação educativa no MLP

Um dos principais atributos do educador em museus é a maleabilidade na construção de discursos em seu roteiro de visita. Para isso, nós como educadores devemos estar preparados para lidar com as possibilidades de abordagens numa visita monitorada, isso significa ter em vista diferentes pontos de partida para um diálogo construtivo. Como conhecer uma realidade? Qual palavra pode representá-la? Em que medida induzir a um determinado discurso? Como é possível a apropriação de uma determinada informação e a criação de conhecimento sobre dado assunto? Qual é o ponto de partida?
O educador propõe uma forma de dar existência a um tema, promove a sua visibilidade a partir de uma fala, nisto reside a importância da palavra como mediadora do mundo, particularmente, quando emitida do Museu da Língua Portuguesa, o qual coloca a serviço do público educadores com o objetivo de provocar uma experiência com a Língua Portuguesa. A escolha do que deve ser visto, discutido e apreendido como uma forma de conhecimento é de inteira responsabilidade do educador já que toda forma de conhecimento nasce de um ponto de vista. O método, portanto, torna-se a peça principal de reflexão na prática do educador. Por meio dele, o educador discute os pressupostos em torno da construção de um saber, os motivos que determinam uma forma de ver e entender um assunto e uma realidade.


Wilmihara Santos, Educadora do Museu da Língua Portuguesa, Mestre em Antropologia.

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