18/08/2009

A palavra do dia: "diálogo"


A realização do curso Mundo Língua Palavra se deu mais uma vez de forma agradável e com novas reflexões. Dessa vez, éramos todas mulheres, e cada uma das participantes se apresentou com uma “palavra pessoal” (além do nome – que é nossa “palavra distintiva” no mundo). Foi um encontro lúdico e ampliador de entrelinhas.
A grande lista de espera e a presença de 17 (dezessete) participantes comprovam o interesse do professorado, e dos profissionais da área de educação em geral, por ações que “aproximem” escola e museu, também no que diz respeito ao aproveitamento do conteúdo antes e depois da visita. Profissionais das áreas de informática e psicologia também colaboraram expondo seus repertórios pessoais entre os grupos.
Durante a vivência, vários temas surgiram. Entre eles, as dificuldades para agendamento e a má fé de algumas agências que alegam ter horários “garantidos” no museu, mas, pela falta de senhas para o terceiro andar, logo se percebe a irresponsabilidade de alguns. As dúvidas a esse respeito foram esclarecidas, e pelo que se vê nas fichas de aproveitamento, houve uma sensibilização geral no que se refere à necessidade de uma preparação responsável para a visita.
Houve propostas de incorporação dos elementos sensoriais às interpretações de poemas em sala, abertura à pesquisa da fala cotidiana para traçar paralelos com a poesia e até uma proposta de agregar “tecnologia e língua” com um “beco das palavras” ou uma “praça da língua” nas aulas de informática da escola.
Enfim, várias propostas de atividades foram oferecidas e outras foram despertadas entre as educadoras participantes. Mais um passo da palavra ao diálogo – mais um contato a ser multiplicado em projetos e realizações.
Muito obrigada a todas.

Rita Braga
Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário